O Bom Dia Brasil, da Rede Globo, noticiou, na manhã dessa quarta-feira (29), que o Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN continua com vários casos de reconhecimento parados por falta de exames de DNA. A reportagem é intitulada: “testes de DNA continuam parados por falta de laboratório especializado”.
A matéria ressalta que o problema já tinha sido denunciado pelo próprio jornal, há seis meses, mas continua sem solução. “No alojamento do Instituto Técnico de Polícia, 20 caixas guardam os equipamentos do laboratório de genética. Há seis meses, o Bom Dia Brasil mostrou a chegada do material, que faz parte do convênio de quase R$ 600 mil com o Ministério da Justiça. Mas ainda não há espaço para a instalação. O convênio termina em fevereiro. Se até lá o laboratório não estiver pronto, o material vai ter que ser devolvido”, afirma a repórter.
Ainda durante a reportagem, a jornalista informa que “com a instalação do laboratório de DNA no Rio Grande do Norte será possível fazer em média 60 análises por mês. Um avanço, já que em todo ano de 2014 foram analisadas apenas 11 amostras e, mesmo assim, fora do estado, no laboratório de Salvador. Enquanto isso os casos se acumulam na prateleira. Há mais de 3 mil amostras, coletadas em locais de crimes, sem análise”.
O Instituto Técnico e Científico da Polícia do Rio Grande do Norte disse que não há previsão para a reforma do prédio onde vai ficar o laboratório.
A Diretoria do SINPOL-RN lamenta que mais uma vez o ITEP-RN seja mostrado para todo o Brasil em um cenário negativo. Além disso, o Sindicato ressalta que, desde o início do ano, vem denunciando esse problema e cobrando das autoridades competentes, através de dezenas de ofícios, uma solução. O órgão, além de não ter laboratório de DNA, sofre diariamente com uma série de outros problemas, como a falta de médicos legistas nos plantões noturnos e finais de semana.
Com informações do Sinpol-RN
|