China recomenda uso de cloroquina contra Covid-19
Foto: SAULO ANGELO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A Comissão Nacional de Saúde da China recomendou o uso de cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19, informa o South China Morning Post. Na primeira atualização que faz de suas “diretrizes de tratamento” desde março, o órgão ressalva:
“Alguns medicamentos podem demonstrar um certo grau de eficácia para o tratamento em estudos de observação clínica, mas não existem medicamentos antivirais eficazes confirmados por ensaios clínicos duplo-cegos e controlados por placebo.”
Além da cloroquina, “outros medicamentos antivirais recomendados incluem interferon e arbidol, mas a ribavirina deve ser usada junto com lopinavir ou ritonavir”, publicou a comissão.
Segundo o SCMP, “a China é o primeiro país a recomendar o uso de cloroquina para tratar pacientes com Covid-19”.
No título do South China Morning Post, a ‘mensagem contraditória’ da comissão de saúde do país, ao recomendar cloroquina, mas rejeitar hidroxicloroquina – Foto: Reprodução
Por outro lado, a comissão publicou que “o uso de hidroxicloroquina, ou o uso combinado dela com azitromicina, não é recomendado”.
O jornal ouviu de David Hui Shu-cheong, professor da Universidade Chinesa de Hong Kong, especialista em medicina respiratória, que cloroquina e hidroxicloroquina são similares, e as diretrizes, “contraditórias”.
Cloroquina é o medicamento mais recomendado pelo presidente Jair Bolsonaro, contra a Covid-19. A hidroxicloroquina, o mais recomendado pelo presidente americano, Donald Trump.
Nelson de Sá
Jornalista, publica a coluna Toda Mídia e cobre imprensa e tecnologia
*Folha de S. Paulo