Covid: Ministério libera dose de reforço para crianças a partir dos 5 anos e RN aguarda chegada de vacinas para iniciar aplicação

Dose pediátrica da Pfizer contra a Covid-19 destinada a crianças de 5 a 11 anos — Foto: Katarine Almeida/PMBV

Dose pediátrica da Pfizer contra a Covid-19 destinada a crianças de 5 a 11 anos — Foto: Katarine Almeida/PMBV

O Rio Grande do Norte aguarda a chegada de vacinas para iniciar a aplicação da dose de reforço (D3) da vacina contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos. O estado conta com 136 mil crianças aptas para o recebimento da dose de reforço, segundo os dados da plataforma RN+vacina.

A liberação para a aplicação da D3 neste público veio do Ministério da Saúde nesta quinta-feira (4). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte não possui estoque para iniciar um cronograma de distribuição aos municípios.

O estado afirma ter solicitado o envio de 75.900 doses da Pfizer pediátrica, imunizante utilizado para vacinar crianças. O pedido foi feito em dezembro mas, ainda segundo a pasta, a requisição não foi atendida.

“O último envio de Pfizer pediátrica ao Rio Grande do Norte foi em 24 de novembro”, explica a coordenadora do programa de imunização do RN, Laiane Graziela.

Para iniciar a aplicação, a pasta aguarda a chegada de novas doses. A Sesap afirma que aguarda a confirmação do cronograma de entrega, que deve ser divulgado aos estados até a sexta-feira (7).

A D3 estava disponível, até então, apenas para o público a partir dos 12 anos. A autorização para o avanço na faixa etária veio em nova técnica enviada para estados e municípios no dia 30 de dezembro, assinada pela coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

*g1 RN

Postado em 6 de janeiro de 2023