Deputado do MT autor de projeto contra vacinação obrigatória morre de covid
O deputado estadual Silvio Antonio Fávero (PSL-MT), de 54 anos, morreu no início da tarde deste sábado (13.mar.2021), de covid-19. Estava internado em Cuiabá desde o dia 4 de março. Segundo sua assessoria, o estado de saúde se agravou na madrugada com um quadro de infecção generalizada.
Advogado, empresário e produtor rural, Fávero estava no 1º mandato. Já tinha sido vice-prefeito de Lucas do Rio Verde (MT).
Por causa das restrições sanitárias não haverá velório. A mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso lamentou a morte e decretou luto de 3 dias.
Imagem publicada pela assessoria de deputado em seu perfil no InstagramReprodução/Instagram
Em nota publicada no perfil do deputado no Instagram, a família agradeceu pelas “orações e manifestações positivas”. Afirmou que ele “deixa um grande legado de trabalho, alegria e amor pela vida por onde passou”. Fávero era casado e pai de 3 filhos.
CONTRA VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA
O deputado foi autor de um projeto de lei, apresentado em fevereiro, que propõe o direto de escolher ser vacinado contra a covid-19. Alegou insegurança quanto à eficácia e eventuais efeitos colaterais das vacinas e que “a obrigatoriedade de ser vacinado se mostra inconstitucional”.
A proposta foi aprovada na Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da assembleia mato-grossense, em 18 de fevereiro.
“Da mesma forma que o direito fundamental à vida é colocado em risco com a implementação de uma política de vacinação compulsória quando a vacina a ser utilizada carece de estudos científicos que demonstrem a sua eficácia e atestem a sua segurança para uma vacinação em massa, o direito fundamental à saúde também é colocado em risco”, afirmou na justificativa do projeto.
Em seus perfis nas redes sociais, Fávero fazia publicações sobre a chegada e a distribuição dos imunizantes contra a covid-19 à população do Mato Grosso, incentivando a vacinação nas pessoas que desejassem ser vacinadas. Também defendia os posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro contra o fechamento de empresas.
*Poder 360