Estrada da produção Cerro Corá a Lagoa Nova – março 2019

Prefeitura Municipal de Cerro Corá RN, através da Secretaria Municipal de Administração e Gabinete, em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, pelo Programa Governo Cidadão, mobilizou a população Cerro-Coraense e Comunidades Rurais por onde a tão esperada obra da rodovia RN-087 será construída, ligando o município de Cerro Corá e Lagoa Nova RN. A Prefeita Graça Oliveira entrou em campo conversando com os afetados por onde será construída a estrada”, mobilizando e articulando as assinaturas do ACEITE da tão sonhada obra, luta, anseio e sonhos dos serranos a mais de 40 anos.

 E segundo o Secretário Municipal de Administração e Gabinete Francisco de Assis Santos a hora é agora, e a construção da estrada depende de assinaturas e ao receber esse benefício será usufruído pela população atual e ficará um legado para as populações futuras. Hoje, os dois municípios somam mais de 27 mil habitantes e com a realização da obra, a tendência é de auto valorização das propriedades rurais, Atualmente em média de 01 (uma) hectare de terra na Chapada da Serra de Santana está em torno de R$ 30,000,00 (trinta mil reais). Dessa forma com a obra concluída, supõe-se que o valor das terras na região terá aumento espetacular, visto que hoje em torno as margens já tem construídos, restaurantes, lanchonetes, salão de beleza, oficina de veículos e motocicletas, pousadas, condomínios, farmácias, posto de combustíveis, correspondentes Bancários, padaria, supermercados, mercadinhos, bares, casas de show, escolas, fabricas de castanha e de mel de abelha, loja de material de construção e de produtos agropecuários,  central de compras de produtos agrícolas os quais são escoados pelos dois municípios  e são consequentemente referida a qual hoje é estrada de terra, dificultando o transporte para outros centros comerciais, principalmente em época de chuvas.

Pensando em todo o exposto a Gestão Municipal abraçou a ideia e visitou todos os donos das propriedades rurais, conversando com os moradores e proprietários, explicando a importância da obra que terá um investimento de mais de 8 milhões de reais e consequentemente proporcionará retorno social e histórico para a região, as autorizações de ACEITE, constam 107 propriedades afetadas, sendo 30 no município de Lagoa Nova e 77 no município de Cerro Corá. Até o momento 28 de março de 2019 em Cerro Corá já assinaram 75 proprietários, faltando apenas 02 proprietários pois residem em outros municípios, mesmo assim já estamos em contato e esperamos o mais rápido possível colher as últimas assinaturas, e assim receber a Governadora Fatima Bezerra e o Secretario Fernando Mineiro para autorizar a ordem de serviço.

 Com o empenho da Prefeitura Municipal de Cerro Corá RN e o apoio logístico, disponibilizando técnicos para ajudar nas mobilizações e visitas IN LOCO tanto em Cerro Corá quanto no município vizinho de Lagoa Nova. Atuaram de maneira efetiva para que se resolvessem as pendencias existentes uma semana atrás. Além disso gostaríamos de lembrar do apoio do Padre Claudio de Cerro Corá, Pé Jose Mario de Lagoa Nova RN, Secretário de Agricultura de Lagoa Nova Genilson Borges, o Subcoordenador da secretaria de Obras de Lagoa Nova Jose Newton, dos empresários, Geraldo França e Jeronimo Azevedo, funcionário da prefeitura de Cerro Corá Hosenclever Lima, presidente da Associação Santa Clara II Jose Iliano de Medeiros, os Prefeitos Luciano Santos e Graça Oliveira.

*Texto: Santos Capote

Postado em 29 de março de 2019