Governo do RN publica portaria que recomenda uso de máscaras em ambientes fechados
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/t/C/YWPCf4TMm16onA7vD1KQ/a9306f1f-ed8a-4eaf-abe7-01948e45e4d6.jpg)
Uso de máscaras contra a Covid-19 é passou a ser recomendado em ambientes fechados do RN — Foto: Heloísa Casonato/g1
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) passou a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados. A medida não é obrigatória e consta, ao lado de outras recomendações, em portaria publicada na edição desta terça-feira (6) do Diário Oficial do Estado (DOE/RN).
A pasta recomenda o uso de máscaras de proteção em ambientes fechados, incluindo transportes públicos, locais destinados à prestação de serviços de saúde, ambientes de trabalho e escolas. “Por serem locais que apresentam maiores riscos para disseminação da covid”, afirma a Sesap no documento.
Mesmo com a publicação da portaria, o uso de máscaras em ambientes fechados não é obrigatório, mas recomendado. O documento não menciona nenhuma recomendação sobre uso de máscaras em ambientes abertos.
A secretaria levou em consideração o aumento exponencial dos casos da Covid-19 no RN, com a confirmação de 617 casos na última semana e 125 apenas nas últimas 24h.
O decreto que flexibilizava o uso de máscaras em ambientes fechados foi publicado em abril, e previa que o governo poderia rever as medidas de flexibilização diante de novas atualizações do cenário epidemiológico.
Direcionamentos
A pasta recomenda, também, a retomada das medidas de prevenção não-farmacológicas, como protocolos sanitários, higienização das mãos com frequências e etiqueta respiratória.
Também é recomendado que a população conclua o esquema vacinal contra a covid-19, incluindo a primeira e segunda doses de reforço para o público prioritário, de acordo com o calendário de campanha.
A expansão da testagem para covid também é recomendada. A Sesap enviou 400 mil testes covid aos municípios e pede que todas as verificações, incluindo os autotestes, sejam registrados para evitar a subnotificação, significando um monitoramento adequado da pandemia no Rio Grande do Norte.
*G1 RN