Operação da Polícia Civil prende três suspeitos de furtar cabos de turbinas de energia eólicas no RN
Cabos foram furtados de torres de energia eólica no RN — Foto: Polícia Civil/Divulgação
A operação “Moinhos de Vento”, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte na manhã desta quinta-feira (19), capturou três pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa que furtava cabos de cobre em turbinas de geração de energia eólica no Litoral Norte.
Os policiais civis cumpriram três mandados de prisão preventiva contra dois homens de 23 anos e outro de 19 anos no município de São Miguel do Gostoso. Os mandados foram expedidos pela Vara Única da Comarca de Touros.
Os crimes investigados são furto qualificado, mediante o rompimento de obstáculo, e associação criminosa.
Segundo a Polícia Civil, o trio teria furtado centenas de metros de fios de cobre, que fazem a transmissão da energia elétrica gerada por turbinas geradoras de energia eólica.
“Eles são suspeitos de praticarem diversos furtos em turbinas geradoras de energia eólica. Eles furtavam os fios de cobre dessas turbinas e revendiam no mercado negro”, afirmou o delegado Jaime Groff.
Um quarto suspeito de envolvimento com os crimes não foi localizado pela polícia durante a operação. Os presos foram levados à delegacia e ficarão à disposição da Justiça.
*G1 RN