“País não pode viver eternamente de Bolsa Família”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou, nesta terça-feira (15/4), a importância do investimento em educação como estratégia para o desenvolvimento econômico do Brasil. Durante visita ao complexo industrial da Nissan, no Rio de Janeiro, o presidente enfatizou que o país não pode continuar dependendo de programas assistenciais como o Bolsa Família para garantir a sobrevivência da população. “Eu voltei à presidência da República para provar que esse país não pode ser eternamente pobre. Precisamos fazer as pessoas se formarem e aprenderem uma profissão para que possam viver bem e alcançar a prosperidade”, afirmou Lula.

Em seu discurso, o presidente também abordou o desempenho da indústria automobilística durante os mandatos anteriores, destacando a recuperação do setor desde o início de seu governo. Lula atribuiu a melhoria à gestão do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e ironizou aqueles que minimizam a importância das ações governamentais. “Quando eu voltei à presidência em 2023, a venda de carros estava em 1,6 milhão, menos da metade do que se vendia entre 2010 e 2012. As concessionárias fecharam porque não havia carros para vender e o povo não tinha dinheiro para comprar”, criticou.

Lula aproveitou para destacar que a retomada da indústria não é fruto da sorte, mas sim de uma política econômica eficaz, com investimentos e gestão competente. “Tem muita gente que acha que é normal o crescimento da indústria, mas será que isso é verdade?”, questionou o presidente, fazendo uma crítica direta àqueles que atribuem o sucesso do setor a fatores externos e não ao trabalho de sua equipe de governo.

Postado em 16 de abril de 2025