Pesquisa Ipespe: Chance de votar em Bolsonaro diminuiu para 35% dos eleitores após perdão a Daniel Silveira
O perdão concedido por Jair Bolsonaro ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) pode impactar o desempenho eleitoral do presidente, mostra pesquisa do Ipespe. Segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira, 6, a chance de votar em Bolsonaro diminuiu para 35% dos entrevistados após a publicação do decreto presidencial que anulou a condenação do parlamentar menos de 24 horas depois da decisão do Supremo Tribunal Federal. O STF condenou o parlamentar a 8 anos e 9 meses de prisão por ataques à democracia e incitação à violência contra membros da Corte.
Para 31% dos entrevistados, porém, o perdão não altera a intenção de votar no presidente nesta eleição e 20% dizem estar mais propensos ao voto após a atitude de Bolsonaro.
A pesquisa também indicou que 56% dos entrevistados desaprovam o decreto inédito que concedeu perdão à pena imposta por dez dos 11 ministros da Corte, enquanto 29% aprovam.
A execução do decreto está em disputa no Supremo, que analisa ainda ações de partidos de oposição ao governo contestando sua legalidade.
Governo
Independentemente da polêmica em torno de Silveira, a aprovação da gestão de Jair Bolsonaro aumentou na última pesquisa Ipespe – 31% dos entrevistados afirmaram considerar o governo “ótimo ou bom”. Em janeiro, as avaliações positivas não passavam de 24%.
O presidente também conseguiu diminuir sua rejeição ante ao eleitorado. O percentual dos que não votariam em Bolsonaro “de jeito nenhum” caiu de 64%, em janeiro, para 60% no último levantamento.
Foram entrevistadas mil pessoas entre os dias 2 a 4 de maio. A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa foi financiada pela XP e registrada na Justiça Eleitoral sob número BR-03473/2022.
*msn.com