Sesap anuncia plano para enfrentar superlotação no Walfredo Gurgel
Foto: Gislaine Azevedo/ TV Ponta Negra
Em resposta à crise de superlotação no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) anunciou, nesta segunda-feira (18), após uma reunião com o Governo do RN, um plano de contingência com três eixos para melhorar a situação na unidade hospitalar.
De acordo com a secretária estadual de Saúde, Lyane Ramalho, o plano inclui a aceleração das obras do segundo andar do hospital, que acrescentará 39 leitos (38 clínicos e um de estabilização). A previsão é que essa ampliação seja concluída até 30 de novembro. “Isso permitirá aliviar a ocupação dos corredores e centros cirúrgicos”, destacou Ramalho.
A superlotação é atribuída principalmente ao aumento de vítimas de acidentes de moto e casos de AVC no estado, que pressionam os recursos do hospital.
Barreira Sanitária Ortopédica de Baixa Complexidade
Outra medida anunciada foi a implementação de uma Barreira Sanitária Ortopédica de Baixa Complexidade. O serviço atenderá pacientes com casos menos graves, como fraturas simples, reduzindo a demanda no Walfredo Gurgel. O custo será dividido entre o Estado (40%) e os municípios que utilizarem o serviço.
Reordenamento e Gabinete Itinerante
O diretor do hospital, Geraldo Melo, apontou a necessidade de reorganizar o perfil dos pacientes internados. “É essencial garantir que leitos sejam ocupados por pacientes em situações críticas, como vítimas de AVC ou politraumatizados, e não por casos que podem ser atendidos em outros locais”, explicou.
A secretária-adjunta Leidiane Queiroz informou que a governadora Fátima Bezerra designou um gabinete itinerante para monitorar a situação do hospital e apoiar a execução das ações.
*Ponta Negra News