Sesap diz que quem realizou autoteste de Covid deve notificar autoridades no RN; saiba como fazer
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/s/e/Sauv8ASAmMUiec8Rm2bw/autoteste4.jpg)
Autoteste de Covid em farmácia de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) emitiu nesta terça-feira (21) um alerta para que as pessoas que realizarem o autoteste de Covid notifiquem a pasta através da plataforma Notifica RN.
Segundo a Sesap, a disponibilidade dos autotestes, que começaram a ser vendidos em março no Rio Grande do Norte, não afasta a necessidade de notificar os casos às autoridades sanitárias para o monitoramento da doença.
O registro devem ser feitos tanto nos casos positivos ou negativos e de forma imediata – até 24 horas depois. Após utilizado, o material deve ser descartado em local adequado conforme as normas sanitárias.
Segundo a Sesap, essa medida é importante para entender a situação epidemiológica do estado e ter condições de traçar as estratégias corretas para o enfrentamento.
“A Sesap desenvolveu uma série de estratégias para garantir a notificação de todos os exames realizados tanto nas redes assistenciais, nos serviços de saúde ou o autoexame que é comprado em farmácia. Para isso disponibilizamos, de forma pioneira no Brasil, a plataforma Notifica RN”, explicou a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima.
“Ela [a plataforma] é intuitiva, para que o cidadão possa fazer o registro do resultado para Covid-19, e assim seja possível ter a clareza e os dados mais precisos com relação ao adoecimento aqui no Rio Grande do Norte”.
A Secretaria de Saúde reforça que as informações são sigilosas e são inseridas no sistema automaticamente.
“Quanto mais testes positivos, maior o número e o impacto na rede assistencial. Por isso é fundamental ter o registro desses testes e assim garantir o mapeamento e as ações efetivas e oportunas para as demandas que possam vir para o nosso Estado”, complementou Lima.
Matéria mostra a chegada dos autotestes de Covid no RN, em março:https://a12acf92f214226fdd0fcc9ca2245c3f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Autoteste de Covid chega às farmácias do RN
Isolamento e atendimento clínico
A recomendação da Sesap é que, caso o teste seja positivo, o paciente deve permanecer em isolamento por dez dias, a contar do início dos sintomas e seus contatos domiciliares.
Além disso, é importante realizar atendimento clínico imediato, além de monitorado pela vigilância epidemiológica e atenção primária à saúde, prioritariamente.
“Dessa forma vamos garantir que esta nova onda que estamos seja mais controlada e com menos consequências graves. Reforçando ainda a importância do reforço da vacina para os grupos indicados”, finalizou a coordenadora.
*G1 RN