Sindágua luta por respeito e valorização dos empregados da Caern
Em relação à postagem que o BLOGDOBG fez sobre as negociações para incorporar “privilégios” para trabalhadores da Caern (leia aqui), o Sindágua enviou uma nota de esclarecimento, a qual é reproduzida abaixo:
O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgotos e Meio Ambiente no Estado do Rio Grande do Norte – Sindágua/RN, entidade representativa dos empregados da Caern, está em plena campanha salarial na busca por melhores condições de trabalho e de salários para a categoria. Os caernianos lutam pelo direito a doar sangue, para ter a folga aos que trabalham para a Justiça Eleitoral, por auxílios aos que tem filhos com autismo e outros transtornos de neurodesenvolvimento, bem como, outros direitos que colocam o Acordo Coletivo da Caern entre os piores se comparado as demais companhias de saneamento do Nordeste, nos aspectos sociais. Portanto, não se tratam de privilégios como foi veiculado. Tratam-se de direitos adquiridos ao longo de mais 60 anos de luta sindical.
No aspecto financeiro, a Caern está em seu melhor momento histórico. Então nada mais justo e digno do que valorizar os trabalhadores que diariamente lutam pelo fortalecimento desta Companhia a qual é essencial para o desenvolvimento Rio Grande do Norte. Sem a realização de concurso público, o serviço terceirizado toma conta de atividades fins causando reclamações da população e sobrecarga de trabalho aos empregados da Caern.
Desde maio deste ano, a categoria clama por mais sensibilidade da Caern sem radicalismos e mantendo a porta de negociação aberta aos seus pleitos junto a Caern. Sem alternativas, o movimento procura a intermediação do governo estadual, tendo em vista, que todos lutam pelo saneamento público com a universalização dos serviços de água e esgoto para as mais diferentes regiões do estado.
*BG