STJD aceita ação do Baraúnas e recomenda que FNF não declare América campeão estadual; entenda o caso
Foto: Gabriel Leite
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aceitou o pedido de efeito suspensivo do Baraúnas e recomendou que a Federação Norte-riograndense de Futebol não homologue o América de Natal como campeão estadual.
Esse efeito suspensivo foi dado através de liminar, a partir solicitação do Baraúnas, que se defende na justiça desportiva da punição injusta de seis pontos, o que provocou a eliminação precoce do clube no Campeonato Estadual.
O efeito suspensivo é referente a uma punição do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/RN) do Rio Grande do Norte aplicada ao Baraúnas, que perdeu de seis pontos em função da escalação irregular do volante Ramon.
Confira um trecho da decisão: “Nesse momento processual é impossível aferir todas as provas produzidas nestes autos, porém se o recorrente sair vitorioso atingirá a fase final do campeonato Potiguar de 2024. Desta forma concedo o efeito suspensivo pleiteado nos termos do artigo 147-A, para TÃO SOMENTE PARA QUE A FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO RIO GRANDE DO NORTE não proceda a homologação da competição, devendo a respeitosa entidade dar publicidade da Decisão para todos os clubes participantes do certame e para a sociedade em geral, em face da possibilidade jurídica da reversão e para evitar desconhecimento de terceiros”.
Em nota, o Baraúnas informou que irá apresentar as provas da inocência e espera recuperar os seis pontos e garantir o direito de jogar a semifinal do Campeonato Estadual contra o Santa Cruz.
A Federação de Futebol do Rio Grande do Norte (FNF) informou que irá avaliar a decisão e se pronunciar na quinta-feira (2), devido aos preparativos e partida entre América e Corinthians pela Copa do Brasil, na Arena das Dunas, em Natal.
*Com informações de Portal Grande Ponto e Ponta Negra News