Tebet diz que governo não discute mudar meta de inflação
Foto: Reprodução
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não está discutindo uma mudança da meta de inflação. Em entrevista ao Poder360, declarou que o assunto “não está no radar” da equipe econômica.
“Não se discute em absoluto mudar a meta de inflação. Nós não estamos pensando nisso agora. Não estamos enxergando nesse momento espaço para essa discussão. Essa decisão, que pode ser mais para frente, nós vamos deixar lá para frente”, disse a ministra.
A declaração de Tebet destoa de uma fala de Lula, que sugeriu mudar a meta da inflação. Em 2023, a taxa no Brasil é de 3,25%, com intervalo de 1,5 ponto percentual –pode variar de 1,75% a 4,75%.
As projeções do mercado, no entanto, indicam que o índice deve ser de 5,74%. Lula também disse que a atuação do BC (Banco Central) independente é “bobagem”.
A ministra do Planejamento declarou que ela e o presidente tem posições diferentes sobre o assuntos: “Todo mundo conhece o presidente Lula, que governa pela 3ª vez. Ele é um ser político e fala aquilo o que pensa. Tem uma visão –que não é a minha– de que não se deveria ter a autonomia do Banco Central. Em nenhum momento, ele está discutindo essa alteração, que deveria passar pelo Congresso Nacional. A meu ver, isso é página virada”.
Tebet mencionou a atuação de Henrique Meirelles à frente do Banco Central durante os 2 primeiros mandatos de Lula, de 2003 a 2010. “Se nós formos avaliar como um todo o tempo que Meirelles esteve à frente do Banco Central na gestão do presidente Lula, ele teve total autonomia, embora a diferença é que tenha sido indicado por ele”, afirmou.
O colegiado é responsável pelas diretrizes do sistema financeiro brasileiro. Além do presidente do BC e do ministro da Fazenda, a ministra do Planejamento integra o CMN. A expectativa é de que o conselho se reúna novamente em junho para discutir o tema.
*Poder 360