Vereador do PT em Natal critica Zanin após voto contra maconha e diz que escolha de Lula foi “erro político”
Foto: Elpídio Júnior/CMN / Carlos Moura/STF
O vereador de Natal Daniel Valença (PT) usou as redes sociais nesta sexta-feira (25) para criticar o posicionamento do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em publicação na rede social X, antigo Twitter, o vereador petista disse que a escolha de Zanin para o STF foi um “erro político” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Recém-empossado ministro, Zanin vem sendo criticado pela esquerda por seus primeiros votos no STF. Na última quinta-feira (24), ele decepcionou progressistas ao votar contra a descriminalização do uso da maconha, embora tenha votado a favor da definição de uma quantidade mínima para distinguir usuários de traficantes.
O ministro também foi criticado por votar contra a adoção do princípio de insignificância no caso de dois homens que furtaram um macaco hidráulico, dois galões para combustível e uma garrafa de óleo diesel, avaliados em R$ 100.
“O PT não pode errar mais; tivemos treze indicações ao longo do tempo! Quantas se salvam? Enquanto nossos inimigos indicam nomes alinhados ao projeto político, nós apontamos quadros sem qualquer relação com os movimentos populares e de esquerda. A Articulação de Esquerda (AE/PT) sempre foi contra esse método. Será fundamental a pressão dos movimentos sociais para que a próxima indicação venha do campo democrático-popular e socialista!”, escreveu Daniel Valença nas redes sociais.
Advogado de Lula nos casos da Lava Jato, Cristiano Zanin tomou posse no STF em 3 de agosto. Ele foi indicado pelo presidente para a vaga deixada após a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski. O novo ministro teve o nome aprovado pelo Senado em 21 de junho por 58 votos a 18.
Lula ainda terá outra indicação para o STF a fazer neste ano. Em outubro, a ministra Rosa Weber vai atingir 75 anos e também terá de se aposentar.
*Portal 98FM