Zelensky solicita reunião com Putin para decretar fim da guerra
Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, solicitou uma reunião, neste sábado (23), com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para “pôr fim à guerra”. O anúncio ocorreu durante uma coletiva de imprensa em uma estação de metrô no centro de Kiev, exibida pela CNN Internacional.
Prestes a completar 2 meses de conflito, o presidente ucraniano pediu mais uma vez pelo fim da guerra e argumentou sobre a importância de um encontro para esse desfecho, já que, em sua concepção, “quem começou a guerra poderá pôr fim nela”. “Temos uma forma diplomática de fazer isso e uma forma militar. Qualquer pessoa sã escolheria a maneira diplomática”, afirmou Zelensky.
Zelensky também disse não ter medo do rival Vladimir Putin. “Eu não tenho direito de ter medo, porque meu povo mostrou que não tem medo de nada”, reiterou.
VISITA DOS EUA À UCRÂNIA PELA 1ª VEZ
Ainda durante a coletiva, o líder da Ucrânia anunciou a chegada de dois secretários norte-americanos a Kiev para uma reunião no domingo (24).
Caso as autoridades cheguem, esta será a primeira visita oficial de membros do governo Biden ao país desde o início da guerra, que se estabeleceu em 24 de fevereiro.
*Diário do Nordeste